O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse nesta quinta-feira esperar que os Estados Unidos convençam Israel a suspender a construção de colônias judaicas nos territórios ocupados palestinos para permitir a retomada das negociações de paz.

CARREGANDO :)

Abbas afirmou que Israel ainda estava "colocando obstáculos" no caminho das negociações de paz, apontando como exemplo a construção de assentamentos judaicos em territórios onde os palestinos pretendem criar seu Estado.

Mas mostrando esperança de que isso irá mudar, ele disse: "Vamos nos concentrar na esperança e não no fracasso."

Publicidade

Os palestinos suspenderam negociações diretas de paz com Israel apenas algumas semanas após seu início no mês passado por causa do vencimento do congelamento de dez meses da construção de casas israelenses na Cisjordânia.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chefe de um governo dominado por partidos que apoiam os assentamentos, tem resistido à pressão dos EUA de estender o congelamento. Ele disse nesta semana que os palestinos deveriam reconhecer Israel como Estado judeu para que isso ocorra.

Abbas, durante coletiva de imprensa com a presidente finlandesa, Tarja Halonen, reiterou a rejeição palestina a essa ideia. Segundo ele, seria uma concessão muito grande para uma questão fundamental ao conflito que já dura seis décadas.

Abbas acolheu a decisão de líderes árabes no sábado de dar aos Estados Unidos um mês para convencer Israel a suspender as construções.

Veja também
  • OLP pede a EUA mapa com fronteira israelense futura
  • Ahmadinejad visita Líbano e causa temor na região
Publicidade