O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, declarou neste sábado (20) ao depositar seu voto nas eleições municipais na Cisjordânia que "as pessoas estão muito entusiasmadas", apesar do baixo índice de participação durante as primeiras horas do pleito.
Abbas votou em um colégio da cidade de Al-Bireh, adjacente a Ramala e, apesar de o local estar completamente vazio, afirmou que espera uma grande participação e que se trata de "um dia de democracia para os palestinos".
As otimistas palavras do presidente palestino contrastavam com a baixa percentagem de participação em eleições que são boicotadas pelo movimento islamita Hamas e que não conseguiram atrair os palestinos, mais preocupados com a situação econômica.
A Comissão Central Eleitoral informou que a participação alcançava apenas 10% das pessoas com direito a voto, mas previu que pela tarde haverá uma maior afluência de eleitores.
As eleições acontecem apenas em 94 dos 353 distritos eleitorais da Cisjordânia, já que em 181 se apresentou uma só candidatura e nos 78 restantes não concorreu nenhuma.
Por sua parte, o primeiro-ministro, Salam Fayyad, que votou perto de Tulkarem, descreveu as eleições como "um processo eleitoral importante para ganhar a batalha pela democracia, no caminho para ganhar também a batalha pela libertação nacional".
Fayyad criticou o boicote dos islamitas e o fato de o Hamas ter impedido o processo eleitoral na Faixa de Gaza, segundo informou a agência independente "Wafa".
Para o primeiro-ministro, as eleições de hoje "incentivarão o direito do povo a praticar a democracia e a escolher seus representantes".
Mais de 500 mil palestinos estão convocados às urnas nestas primeiras eleições na ANP desde 2006.