O presidente palestino Mahmoud Abbas pediu neste sábado (24) que o governo dos Estados Unidos imponha uma solução ao conflito do Oriente Médio que dê um Estado independente ao seu povo.
"Sr. presidente (Barack Obama) e membros do governo americano, já que vocês acreditam nisso (um Estado palestino independente), é dever de vocês tomar medidas para uma solução e impor essa solução", disse Abbas em um discurso.
Abbas falava a membros do Fatah na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, um dia depois de conversas com o enviado de Obama ao Oriente Médio. George Mitchell está na região para tentar retomar as negociações de paz entre os palestinos e Israel.
"Nós pedimos a eles (o governo Obama) mais de uma vez: 'imponham uma solução'", disse Abbas.
Mitchell disse a Israel e aos palestinos na sexta-feira que Obama quer que um acordo de paz abrangente seja uma realidade em breve e não em um futuro vago e distante.
O apelo de Abbas a Obama vem em meio a uma série de reportagens dizendo que o presidente dos EUA estaria considerando encaminhar uma proposta que estabeleceria os contornos de um acordo de paz final.
Qualquer medida como essa deve enfrentar a oposição de Israel, que diz que somente as negociações podem garantir o término do conflito.
Obama diverge do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia, terra que os palestinos querem para o seu Estado, e em Jerusalém Oriental, que Abbas quer como uma futura capital.
Abbas se recusa a retomar as negociações suspensas em dezembro de 2008 até que a construção de assentamentos pare completamente, uma posição que Netanyahu descreve como "subir em uma árvore" somente para evitar as conversas.
Mitchell se encontrou com Netanyahu na sexta-feira e deve se reunir com o líder de Israel novamente no domingo.