As pegadas de um mamífero pré-histórico de quase três metros de comprimento e 600 quilos foram descobertas perto da localidade litorânea argentina de Monte Hermoso. As pegadas, um total de nove, pertenceriam a um scelidotherium, animal pré-histórico autóctone da América do Sul, declarou o diretor do Museu de Ciências Naturais de Monte Hermoso, Vicente Di Martino, à imprensa local.

CARREGANDO :)

As pegadas, que medem entre 60 e 70 centímetros, ficaram ao descoberto por causa da erosão produzida pela ação do mar. Segundo Di Martino, se trata de um animal herbívoro com um crânio fino e muito alongado, que habitou esta região situada a 700 quilômetros ao sul de Buenos Aires há cerca de 15 mil anos e que teria uma mão grande de cinco dedos, com fortes garras no segundo e no terceiro.

Nesta área também foram encontradas pegadas humanas de 7 mil anos. Nos próximos dias serão tiradas cópias das pisadas para serem expostas em um salão do museu de Monte Hermoso. Fontes da instituição informaram que o gênero scelidotherium "foi criado no ano de 1839 pelo paleontólogo inglês Richard Owen, que se baseou em restos fósseis colecionados por Charles Darwin".

Publicidade