Um avião colombiano da companhia aérea Aires caiu ao tentar aterrissar na ilha de San Andrés nesta segunda-feira, durante uma tempestade. Um passageiro morreu de ataque cardíaco e outros 114 passageiros ficaram feridos, disseram autoridades.
O Boeing 737, que transportava 121 passageiros e seis tripulantes, estava chegando à ilha turística caribenha quando se acidentou antes de tocar a pista de pouso. Segundo informações, raios e fortes chuvas caíam no local no momento do acidente.
"O avião, que estava chegando de Bogotá, aterrissou em meio a uma forte tempestade", disse o jornalistas o coronel Gustavo Barrero, da Força Aérea Colombiana.
Os feridos foram levados a hospitais locais.
"O comandante da aeronave nos informou que o aparelho foi atingido por um raio. Estamos inspecionando os destroços do avião para tentar estabelecer quais foram os danos e o que provocou o acidente", disse o subdiretor da Aeronáutica Civil, coronel Donald Tascón.
A fuselagem se rompeu em três partes. O aeroporto da ilha foi fechado para permitir a realização da investigação.
Equipes médicas no local disseram ao jornal El Tiempo que o passageiro Amar Fernandez de Barretos sofreu um ataque cardíaco logo após o acidente e morreu a caminho do hospital.
Brasileiros
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou, por meio de nota, que "já tiveram alta da Clínica Villareal três dos quatro nacionais brasileiros, restando apenas um deles ainda internado, também já fora de perigo".
A Embaixada do Brasil em Bogotá esclareceu que dois homens e duas mulheres de nacionalidade brasileira estavam a bordo do avião acidentado.