Um avião da companhia aérea cubana Aero Caribbean caiu na quinta-feira na região central da ilha de Cuba, causando a morte das 68 pessoas a bordo, entre eles 28 estrangeiros, informou a imprensa oficial.
Na madrugada desta sexta-feira equipes de resgate continuavam retirando cadáveres dos escombros em chamas do avião ATR-72, que caiu em uma zona rural da província de Sancti Spíritus, a 350 quilômetros a leste de Havana.
"Não houve sobreviventes no avião da Aero Caribbean que fazia a rota Santiago de Cuba-Havana nesta quinta-feira. Seus 68 passageiros, entre eles 7 tripulantes, morreram no acidente", disse o site oficial Cubadebate (www.cubadebate.cu).
No avião viajavam 40 cubanos e 28 estrangeiros: nove argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, dois austríacos, um espanhol, um francês, um italiano, um japonês e um venezuelano, segundo informações do Instituto Aeronáutico Civil.
O site Cubadebate publicou a lista dos passageiros.
"Não há mais nada. Já se desativou a policlínica, porque na realidade não há nenhum sobrevivente", disse à Reuters uma fonte do hospital de Guasimal, próximo do lugar do acidente.
A Aero Caribbean é uma companhia aérea regional de propriedade estatal. Segundo o site www.planespotters.net, o avião acidentado é um dos mais novos da frota da empresa com 15 anos de serviço.
A aeronave, de fabricação franco-italiana, vinha da cidade de Santiago de Cuba, no extremo leste da ilha, e ia em direção a Havana.
Segundo o Instituto de Aeronáutica Civil, o bimotor informou uma emergência às 17h42 (hora local, 20h42 em Brasília). Depois houve silêncio.
Algumas testemunhas disseram que o ATR-72 caiu em uma área rural nas cercanias de Guasimal e se transformou em uma bola de fogo.
"Vizinhos do lugar... descreveram que o avião realizou vários movimentos bruscos antes de cair", publicou o jornal local Escambray (www.escambray.cu) em matéria com o título "Localizados os primeiros cadáveres".
Fotos publicadas no site Cubadebate mostram o que restou do avião ardendo durante a noite.
As equipes de resgate tiveram de usar uma escavadeira para acessar o local onde estavam os restos da aeronave.
O terminal do aeroporto José Martí, em Havana, onde deveria ter aterrissado o avião da Aero Caribbean, estava deserto na noite de quinta-feira. As chegadas de outros voos nacionais foram suspensas por causa da aproximação da tempestade tropical Tomas na região leste de Cuba.