A Guarda Revolucionária do Irã disse em um comunicado que 36 pessoas - 30 guardas e seis tripulantes - foram mortas em um acidente com um avião nesta segunda-feira no aeroporto em Teerã, informou a televisão estatal. Segundo a emissora, dois outros guardas ficaram feridos e foram levados para um hospital.
O acidente ocorreu pouco depois de o avião ter aterrissado em Teerã, segundo o diretor do aeroporto da capital iraniana, citado pela emissora de TV. Até o momento, as causas do acidente são desconhecidas. O avião, um Antonov 74, viajou para Teerã procedente da cidade de Shiraz, no sul do Irã.
É provável que entre os falecidos estejam altos oficiais da Guarda Republicana, considerada a coluna vertebral das forças militares iranianas, criadas após o triunfo da revolução islâmica, em 1979.
Em janeiro deste ano, um acidente similar matar onze oficiais, incluindo o comandante da força terrestre da Guarda Republicana.
A Guarda Revolucionária, a qual pertencia o atual presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, dispõe de forças áreas, terrestres e marítimas.
O setor aeronáutico sofre com o embargo econômico imposto pelos EUA, já que não pode comprar peças para a manutenção de suas aeronaves - grande parte delas com bastante tempo de uso.