O ministro do transporte da Etiópia disse neste domingo que informações da caixa preta do avião da Ethiopian Airlines que caiu na semana passada mostra “claras similaridades” com o acidente do mesmo tipo do avião na Indonésia, em outubro.
Dagmavit Moges disse aos jornalistas que a condição das caixas pretas - os gravadores de dados e voz - eram boas e que dados suficientes tinham sido recuperados e que o Órgão de Investigação de Acidentes do ministério deverá emitir um relatório preliminar sobre o que aconteceu ao voo ET 302 em 30 dias.
“Durante as investigações que envolveram o gravador de dados de voo, claras similaridades foram percebidas entre os voos 302, da Ethiopian Airlines, e o 610, da companhia indonesiana Lion Air. Elas serão alvos de investigação posterior”, destacou Dagmavit.
Dados iniciais do voo acidentado da Ethiopian Airlines, bem como informações de satélite mostram um padrão errático de voo durante os seis minutos que o avião esteve no ar antes de cair em um campo fora da capital, Adis Abeba, em 10 de março, matando 157 pessoas.
O avião subiu e desceu e subiu novamente, período durante o qual a velocidade era superior ao do procedimento normal de decolagem. O piloto, Yared Getachew, era considerado experiente, com mais de 8 mil horas de voo.
Investigadores etíopes na quinta-feira viajaram com as caixas pretas para a França, onde elas estão sendo analisadas pelo Birô de Investigações e Análises para a Segurança na Aviação Civil (BEA, na sigla em francês).
Dagmavit disse que o Escritório Nacional de Segurança do Transporte (NTSB, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, também estava envolvido nas análises.
Um relatório preliminar sobre as causas do acidente com o avião da Lion Air apontam que dados errados de um sensor fizeram com que o novo estabilizador automático da aeronave pressionasse o avião para baixo. Os pilotos então lutaram para levantar o avião, que finalmente caiu no Mar de Java.
Os comentários do ministro sugerem que uma série similar de eventos pode ter causado o acidente com o avião da Ethiopian Airlines.
Em novembro, a Boeing divulgou um aviso informou sobre como ressetar o estabilizador caso ele tendesse a pressionar o avião para baixo.