Pelo menos seis pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas em um acidente com um avião Tu-134, com 57 pessoas a bordo, na cidade russa de Samara, neste sábado.
A aeronave voava de Surgut (Sibéria) para Samara, na região do rio Volga, quando se chocou com o solo ao tentar aterrissar no aeroporto.
``O nevoeiro estava muito forte e a asa do avião tocou o solo'', disse uma assessora do Ministério da Emergência, acrescentando que a fuselagem se partiu.
Sobreviventes disseram que se passaram de 15 a 20 minutos antes que as equipes de resgate e as ambulâncias iniciassem sua operação.
``O nevoeiro estava muito intenso e nós mal víamos o solo. Então nós sentimos que tocamos o solo... a asa quebrada atingiu a fuselagem e cortou o avião em dois pedaços -exatamente onde eu estava sentado'', disse o sobrevivente Vadim Titlov à agência de notícias RIA Novosti.
``Poltronas estavam caindo sobre mim, a janela estava debaixo de mim, havia mortos ao redor e eu comecei a ajudar as outras pessoas a saírem'', acrescentou Titlov.
A companhia russa Utair, dona do avião, está entre as nove companhias aéreas que o governo russo proibiu em fevereiro de operar vôos charter para a União Européia, alegando razões de segurança.
O modelo Tu-134 é um dos mais antigos modelos de aviões de transporte de passageiros em uso na Rússia. Especialistas recomendam que esse tipo de aeronave seja recolhido o mais rápido possível.
O aeroporto de Samara, que havia cancelado todos os vôos, retomou suas operações à tarde.