Ouça este conteúdo
Um acidente de trem deixou ao menos 51 mortos e 150 feridos em uma região turística de Taiwan nesta sexta-feira (2), segundo informações atualizadas. O trem de alta velocidade transportava 500 passageiros no maior acidente ferroviário da história da ilha. O acidente foi por volta de 9h30 no horário local – por volta de 22h30 de quinta-feira no Brasil.
O trem expresso de oito vagões bateu em um caminhão usado em uma construção que estava parado na linha férrea, na saída de um túnel na cidade de Hualien, na costa leste de Taiwan. O trem viajava da capital Taipei para a cidade de Taitung, no sul da ilha. O comboio transportava turistas e pessoas que viajavam para suas cidades para o feriado de Qingming, na próxima segunda-feira (5), em que os chineses prestam homenagens aos mortos.
Os vagões da parte da frente do comboio ficaram destruídos. Muitas pessoas viajavam de pé e acabaram caindo uns sobre os outros. Segundo relatos dos sobreviventes, os passageiros foram lançados com violência com o choque.
A suspeita é de que falhas mecânicas fizeram com que o caminhão parasse na ferrovia. O veículo teria saído de um canteiro de obras e, sem freio, descido até a linha de trem – a região do acidente é montanhosa. O motorista do caminhão sobreviveu e foi levado pela polícia para ser interrogado.
Em 2018, outro acidente de trem causou a morte de 18 passageiros em Taiwan, com 175 feridos. Em 1991, dois trens bateram causando a morte de 30 passageiros.