Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Acidente de trem no centro da África mata cerca de cem pessoas

Elton John participou do Viajazz Music Festival, em Madri, no início de julho | Sergio Perez-Reuters/Gazeta do Povo
Elton John participou do Viajazz Music Festival, em Madri, no início de julho (Foto: Sergio Perez-Reuters/Gazeta do Povo)

Kinshasa, República Democrática do Congo – Cerca de cem pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas após um acidente de trem na noite de quarta-feira em uma área remota na República Democrática do Congo (RDC), informou ontem o governo do país africano.

Equipes de resgate retiraram ao menos 70 corpos dos escombros até o fechamento desta edição, mas outros continuavam presos sob os vagões.

"Ainda estamos resgatando os corpos. Então, nesse momento, estamos estimando o número de mortos em cerca de cem", disse o porta-voz do governo, Toussaint Tshilombo, acrescentando que a causa do acidente ainda é desconhecida.

"O acidente aconteceu na última noite, então ainda não tivemos tempo de investigar como ocorreu. Mas vamos enviar uma equipe amanhã (hoje), e vamos abrir uma investigação", disse Tshilombo.

O acidente ocorreu na noite desta quarta-feira, pouco antes da meia-noite, perto de Benaleka, cerca de 220 km a noroeste da cidade de Kananga, na Província de Kasai Ocidental. Sete vagões do trem descarrilaram.

Inicialmente, sobreviventes feridos começaram a andar ou foram levados de bicicleta da cena do acidente ao hospital mais próximo, a 12 km, segundo a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, conhecida como Monuc (na sigla em francês). Dos mais de 220 feridos, 128 estavam em estado grave.

A ONU possui uma grande força de paz estabelecida na país africano, para ajudar na transição para a democracia após décadas de guerra e ditaduras.

A rádio Okapi afirmou que o acidente aparentemente foi causado por um problema técnico, mas não forneceu detalhes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.