Um voo doméstico da TransAsia Airways sofreu um acidente em sua segunda tentativa de pousar durante uma tempestade em uma ilha perto de Taiwan nesta quarta-feira (23), matando 48 pessoas e incendiando edifícios, disseram autoridades locais.
Inicialmente, as informações divulgadas por meios de comunicação sul-coreanos diziam que o número de mortos havia sido de 51. Em seguida, o governo do país rebaixou o número para 47. Nesta quinta-feira, a companhia aérea revisou o número para 48.
O avião do modelo ATR 72 com capacidade para 70 passageiros caiu próximo à pista de pouso da ilha de Penghu, a oeste da ilha principal, com 54 passageiros e quatro tripulantes a bordo, disseram as fontes.
O restante dos transportados ficou ferido e foi transferido para um hispital, informou o governo do país.
As autoridades procuram uma pessoa que poderia estar numa casa que foi atingida por destroços da aeronave. Um carro foi esmagado por um muro que caiu, mas ninguém estava no interior do veículo.
A aeronave havia decolado da cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan, e se dirigia para a ilha de Makong, mas caiu ao tentar pousar no município de Huxi, no distrito de Penghu, principal ilha na cordilheira conhecida como Pescadores.
Tripulantes
Duas pessoas que estavam no avião eram cidadãos franceses e os demais, taiwaneses, revelou o ministro dos Transportes de Taiwan Yeh Kuang-shih.
A queda do turboélice que fazia o voo GE222 foi o primeiro acidente aéreo fatal em 12 anos em Taiwan e aconteceu pouco depois da passagem do tufão Matmo pela ilha, provocando fortes chuvas que se estenderam até a noite desta quarta-feira (horário local). Cerca de 200 voos haviam sido cancelados mais cedo por causa das chuvas e ventos fortes.
Penghu, uma cadeia de 64 ilhotas, é um famoso destino turístico localizado cerca de 150 quilômetros a sudoeste da capital taiwanesa, Taipé.
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”
Deixe sua opinião