Um acidente em uma usina nuclear situada no estado de Arkansas, nos Estados Unidos, causou a morte de uma pessoa e deixou outras três feridas neste domingo, embora não tenha afetado os reatores e nem gerado risco de vazamento de material radioativo.
Em comunicado, a companhia Entergy, que administra a usina Arkansas Nuclear One, localizada em Russellville, informou que o acidente, que deixou outros três funcionários feridos, aconteceu ontem de manhã e também confirmou a morte de um trabalhador.
"O acidente aconteceu quando caiu o stator (parte fixa) de um gerador, no momento em que ele estava sendo retirado da turbina", explicou a empresa.
O primeiro reator da central estava desligado para receber combustível, e o segundo parou automaticamente. De acordo com a companhia, os reatores agora encontram-se estáveis.
O vice-presidente executivo e chefe nuclear da Entergy, Jeff Forbes, expressou seu "pesar" pelo ocorrido e seu apoio a todos os trabalhadores.
Por conta do acidente, a usina nuclear se encontra em situação de "acontecimento incomum", a mais baixa das quatro classificações de emergência da Comissão de Regulação Nuclear.