Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Buenos Aires

Acidente ferroviário na Argentina deixa pelo menos 80 feridos

Autoridades trabalham no lugar onde um trem chocou-se contra uma estação, deixando pelo menos 80 pessoas ficaram feridas, sendo que cinco apresentam ferimentos graves | EFE
Autoridades trabalham no lugar onde um trem chocou-se contra uma estação, deixando pelo menos 80 pessoas ficaram feridas, sendo que cinco apresentam ferimentos graves (Foto: EFE)

Pelo menos 80 pessoas ficaram feridas neste sábado depois de um choque de um trem em uma estação no centro de Buenos Aires, no mesmo lugar do grave acidente ocorrido em fevereiro de 2012 e que deixou 51 mortos, disse um porta-voz da empresa ferroviária.

Testemunhas disseram que o trem não conseguiu frear adequadamente e, depois de chocar-se contra a barreira de contenção, subiu pela plataforma. Esse é pelo menos o quarto grande acidente com trens já reportado na Argentina em menos de dois anos.

O secretário de Segurança, Sergio Berni, confirmou que, do total de feridos, 36 foram levados para hospitais e cinco apresentam fraturas e ratificou que não há vítimas mortas.

O sistema ferroviário argentino, em crise por décadas diante do baixo investimento, transporta milhões de pessoas diariamente, especialmente entre Buenos Aires e seus subúrbios.

O acidente ocorreu na manhã de sábado em um trem que saía da estação de Moreno, a cerca de 40 quilômetros a oeste de Buenos Aires, ao terminal de Once, na qual ocorreu o choque.

As autoridades averiguam as causas do acidente, embora Horacio Caminos, diretor da organização sindical La Fraternidad, explicou a emissoras locais que "o trem teria ficado sem freio e se chocou contra a barra de contenção".

O juiz que coordena a investigação ordenou a detenção do maquinista, que está sob vigilância policial em um hospital da cidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros