O comissário da União Europeia (UE) para Energia, Gunther Oettinger, afirmou que o acidente nuclear no Japão "mudou o mundo". Ele disse que uma estrita revisão dos padrões de segurança dos reatores nucleares europeus poderá levar ao fechamento de unidades.
Oettinger convocou para amanhã uma reunião de autoridades dos órgãos reguladores europeus e de companhias de energia a fim de discutir padrões de segurança depois que um forte terremoto danificou reatores nucleares no Japão. Os danos provocaram duas explosões, levantando riscos de vazamentos radioativos.
Em entrevista à rádio alemã Deutschlandfunk, Oettinger afirmou que a revisão da segurança dos reatores europeus pode demorar dias. "Eu não descartaria nada", disse, ao ser perguntado se as inspeções podem levar ao fechamento de algumas unidades. "Se nós formos sérios e dissermos que esse evento mudou o mundo e colocou sob questão muito do que nós, como uma sociedade industrial, acreditávamos ser seguro e controlável, então não podemos descartar nada."
Segundo Oettinger, nos últimos anos a Europa tem ativamente aposentado reatores da primeira geração e regularmente modernizado as medidas de segurança. "Mas as cenas do Japão mostram que nada, nem o pior, é impensável", disse o comissário, que também é membro do partido União Democrata Cristã (CDU, na sigla em inglês) - o mesmo da chanceler Angela Merkel. As informações são da Dow Jones.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”