Pelo menos 30 mineiros morreram e 13 seguem presos em três diferentes acidentes em minas de carvão na China durante o fim de semana, informou a imprensa estatal.
Todos os 28 trabalhadores da mina de carvão de Xiaonangou a noroeste da província de Shaanxi morreram quando um cabo subterrâneo pegou fogo na noite de sábado, disse a agência de notícias Xinhua, citando o escritório geral do governo provincial de Shaanxi.
A polícia prendeu o proprietário da mina.
Equipes de resgate recuperaram os corpos de alguns, mas a Xinhua informou que o resgate foi prejudicado por um incêndio subterrâneo que persistia no domingo.
A mina, explorada pela Xinxin Mineração Co Ltd, estava em vias de ser alargada de modo que a produção poderia ser aumentada, de acordo com o relatório.
Na província central de Hunan, as autoridades estavam investigando a causa de uma explosão em uma área de mineração de carvão, que matou duas pessoas.
Separadamente, na província de Gansu, noroeste, 13 mineiros permaneciam presos no subsolo, após a queda de um eixo por uma inundação no domingo. Três outros foram levantados para a segurança, disse a Xinhua.
Milhares de pessoas morrem em minas na China a cada ano, apesar das promessas do governo de fechar ou consolidar as muitas pequenas ou inseguras operações.