À medida que o tempo passa e novas informações são divulgadas sobre o desastre aéreo com o Airbus da companhia Metrojet neste fim de semana, crescem rumores sobre uma possível ação terrorista. O voo ia de Sharm el-Sheikh (Egito) a São Petersburgo (Rússia) e todas as 224 pessoas a bordo morreram
Segundo suspeitas endossadas por investigadores britânicos e norte-americanos, o avião pode ter sido derrubado por um grupo aliado ao Estado Islâmico como represália às ofensivas russas na Síria. Apesar disso, o governo egípcio reluta em apontar ação de extremistas como uma possível causa.
Investigadores suspeitam que bomba foi colocada no compartimento de carga do Airbus russo
Investigadores britânicos acreditam que uma bomba foi colocada no compartimento de carga do avião russo antes da descolagem, informou a BBC.
Leia a matéria completaCaso seja confirmada a sabotagem, a ação fará corpo a uma estatística tímida, mas relevante: ações deste tipo são responsáveis, historicamente, por 10% dos acidentes aéreos. À frente, ainda estão as falhas humanas, por exemplo. Confira o ranking com as cinco principais causas de desastres deste tipo
1-Erro humano
É a causa de mais da metade dos acidentes aéreos na história -- cerca de 53%, segundo dados do site Plane Crash Info, que compila este tipo de dados. O alto número tem uma explicação lógica: como os aviões são máquinas complexas e que dependem muito do manuseio do piloto,erros dele podem ter consequências catastróficas (ainda que a tecnologia tenha trabalhado para automatizar ao máximo os sistemas).
2-Falha nos equipamentos
Respondem por 20% dos acidentes aéreos. Hoje, os motores e peças são mais seguros do que no passado. Mas, mesmo a introdução de novas tecnologias podem trazer riscos aos voos.
E se o Estado Islâmico tiver mesmo derrubado o avião russo?
Se o Estado Islâmico (EI) realmente plantou uma bomba ou qualquer um de seus afiliados egípcios teve alguma responsabilidade na derrubada do avião russo na Península do Sinai, na semana passada, isso seria uma péssima notícia para o presidente Vladimir Putin, tanto interna quanto externamente.
Leia a matéria completa3-Condições meteorológicas
Por volta de 10% dos desastres tiveram como causa tempestade, neve, nevoeiro e outras intempéries climáticas, segundo o Plane Crash Info.
4-Atentados
Somente 10% dos desastres foram causados por sabotagem, segundo dados do site. Os mais conhecidos são os voos desviados por terroristas em 2001 nos ataques a Nova York (contra o World Trade Center) e Washington (contra o Pentágono).
5-Outras formas de erro
Há ainda uma última causa de acidentes, como erro de controladores de tráfego aéreo e de funcionários envolvidos na manutenção das aeronaves. Jornadas prolongadas de trabalho estão entre as principais preocupações em relação a estas falhas. 6% dos acidentes se enquadram neste quesito.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião