Um grupo bipartidário de senadores norte-americanos chegou a um acordo nesta quinta-feira sobre um projeto de lei que vai legalizar milhões de imigrantes ilegais e estabelecer um sistema com base no merecimento para futuros imigrantes, disseram parlamentares.
Com o acordo, arma-se o palco para um debate passional no Senado sobre imigração e abre-se o caminho para aquela que seria uma das mais significativas conquistas do segundo mandato do presidente George W. Bush.
Quando questionado após o encontro se os parlamentares haviam chegado a um acerto, o senador democrata Edward Kennedy respondeu que sim. O republicano John McCain também confirmou o acordo.
A lei criará um programa de trabalho temporário que exigiria que os trabalhadores voltem para casa após certo tempo. Duras medidas de segurança de fronteira e nos locais de trabalho serão implementadas antes do programa temporário, segundo assessores de congressistas.
A proposta limitará a migração familiar a membros imediatos da família e estabelecerá um sistema baseado no merecimento, pelo qual futuros imigrantes podem ganhar pontos por habilidades, educação, compreensão de inglês e laços familiares.