VIENA - O chefe da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), Mohamed ElBaradei, tem esperança que um acordo sobre o programa atômico do Irã seja alcançado em cerca de uma semana, citando forte diplomacia que envolve a Rússia e potências da União Européia.
ElBaradei falou pouco antes de um encontro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no Irã, que pode ser o prenúncio de uma ação do Conselho de Segurança da ONU sobre o caso.
O egípico também afirmou que a paz internacional e a segurança estavam em jogo nos esforços para resolver a crise.
No domingo, os EUA endureceram o tom com o regime de Teerã, dizendo que o país islâmico está exposto a tangíveis e dolorosas conseqüências internacionais se persistir em levar adiante seu programa nuclear.
O embaixador dos EUA na ONU, John Bolton, afirmou que a Casa Branca usará todos os instrumentos necessários para impedir a ameaça representada, na sua opinião, pelo plano nuclear iraniano.
A advertência foi feita por Bolton durante um discurso que pronunciou neste domingo diante de mais de 4 mil pessoas na convenção anual do Comitê de Assuntos Americano-Israelenses, em Washington.
O diplomata disse a ao grupo de apoio a Israel que é muito cedo para o Conselho de Segurança da ONU considerar sanções para o Irã. No entanto, afirmou que outros países já estão avaliando a possibilidade de aplicar medidas desta natureza ao governo de Teerã.
Bolton acrescentou que, independente das ações que a comunidade internacional possa adotar, os Estados Unidos também analisam medidas defensivas para lutar contra a ameaça nuclear iraniana, um país que, segundo Washington, dá apoio aos grupos terroristas.
A Casa Branca mantém o Irã como parte do eixo do mal, junto com a Coréia do Norte, e no qual tinha incluído o Iraque antes da invasão a esse país em março de 2003.
Bolton avisou que, quanto mais tempo se der para buscar uma solução a esta crise, mais difícil será para resolvê-la.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião