A suspensão por seis meses por parte do Irã de algumas de suas polêmicas atividades nucleares prevista pelo acordo acertado com as grandes potências começará no final de dezembro ou início de janeiro, afirmou ontem a AIEA, agência de energia nuclear da ONU.

CARREGANDO :)

Perguntado para quando espera o início do acordo, que tem seis meses de duração, o embaixador Reza Najafi disse a repórteres: "Esperamos que ou no fim de dezembro ou no começo de janeiro a gente possa começar a implementar as medidas acertadas por ambos os lados."

O acordo provisório concluído no último domingo, em Genebra, entre Teerã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha mais a Alemanha) é válido por seis meses. Ele deve se tornar definitivo dentro de um ano.

Publicidade

Em virtude do acordo, o Irã deixará de enriquecer urânio a mais de 5% durante seis meses, suspenderá a construção do reator de água pesada de Arak e permitirá um acesso maior dos inspetores internacionais às instalações nucleares.

Em compensação, serão aliviadas em parte as sanções internacionais impostas há anos ao Irã por enriquecer urânio. As potências ocidentais e Israel suspeitam que o programa nuclear do Irã tem o objetivo de obter armas atômicas. Teerã sempre negou a acusação.