Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no leste europeu

Acordo para exportações de grãos da Ucrânia pelo Mar Negro será assinado nesta sexta, diz Turquia

Gabinete do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou compromisso após conversas da semana passada com representantes russos, ucranianos e da ONU (Foto: EFE/EPA/Presidência do Irã)

Ouça este conteúdo

O gabinete do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, informou nesta quinta-feira (21) que um acordo com a Ucrânia, a Rússia e as Nações Unidas para que sejam retomadas as exportações de grãos ucranianas pelo Mar Negro será assinado na sexta (22). Moscou e Kyiv não confirmaram a informação.

As exportações de grãos da Ucrânia por via marítima estão bloqueadas devido à guerra iniciada pelo país governado por Vladimir Putin em fevereiro. A estimativa é que haja cerca de 20 milhões de toneladas de grãos bloqueados em silos no porto de Odesa.

Representantes dos três países e da ONU debateram a questão em Istanbul na semana passada. Depois, Erdogan e Putin conversaram sobre o assunto em encontro no Irã sobre a guerra na Síria.

O acordo deve estabelecer controles conjuntos para verificação de grãos nos portos do Mar Negro e a Turquia será responsável por garantir a segurança das rotas de exportação, além de estabelecer um centro de coordenação com a Ucrânia, a Rússia e as Nações Unidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.