Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Casa Branca

Acordo de Paris, máscaras: Biden assina primeiros decretos para reverter decisões de Trump

O presidente dos EUA, Joe Biden, se prepara para assinar uma série de decretos no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, no seu primeiro dia de mandato, 20 de janeiro (Foto: Jim WATSON / AFP)

Ouça este conteúdo

Apuração em andamento

Após tomar posse como presidente dos EUA nesta quarta-feira, Joe Biden assinou suas primeiras ordens executivas, que demonstram as prioridades de seu novo governo e revertem decisões de seu antecessor, Donald Trump. Como já havia anunciado, uma das primeiras ações do democrata foi decretar a volta dos EUA ao Acordo de Paris sobre o clima - abandonado por Trump em 2017 - e à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Biden também cortou financiamento para a construção do muro na fronteira com o México, reverteu a proibição de entrada de viajantes de alguns países muçulmanos e adotou algumas políticas progressistas sobre diversidade e meio ambiente.

Outra ordem assinada em seu primeiro dia de mandato foi a obrigatoriedade do uso de máscaras e a manutenção de distanciamento social em propriedades federais.

"Algumas das ações executivas que assinarei hoje ajudarão a mudar o curso da crise da Covid e combater as mudanças climáticas de maneiras que não fizemos até aqui", disse Biden a jornalistas, descrevendo os decretos como "corajosos" e "vitais".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.