O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, e o primeiro-ministro do regime cubano, Manuel Marrero Cruz, durante encontro em Moscou, na Rússia, nesta terça-feira (13)| Foto: EFE/EPA/ALEXANDER ASTAFYEV/SPUTNIK/GOVERNMENT PRESS SERVICE
Ouça este conteúdo

Rússia e Cuba estão preparando um acordo para que a estatal russa Rosneft forneça 1,64 milhão de toneladas de petróleo e hidrocarbonetos por ano ao país caribenho. A informação foi revelada nesta terça-feira (13) pelo primeiro-ministro do regime cubano, Manuel Marrero Cruz, após uma reunião com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin.

CARREGANDO :)

O representante do regime cubano, que está em visita oficial à Rússia, disse que conversou com executivos da Rosneft, que o informaram sobre o progresso feito pelo grupo de trabalho criado para preparar o acordo entre Havana e Moscou.

Segundo Marrero, o acordo visa garantir um "fornecimento estável" de petróleo para Cuba. Ele reconheceu que o país está enfrentando dificuldades com o fornecimento de combustível.

Publicidade

O primeiro-ministro russo Mishustin, enfatizou que a Rússia "considera o fortalecimento da amizade e da parceria com Cuba como uma prioridade inquestionável".

Ele acrescentou que a cooperação entre Moscou e Havana "resistiu ao teste do tempo e demonstrou repetidamente sua estabilidade diante dos desafios externos", entre os quais citou as sanções econômicas de "países hostis".

Mishustin também disse que os dois países estão trabalhando na criação de um sistema bilateral de pagamentos e começaram a negociar com base nas moedas nacionais, o rublo e o peso cubano.

Mais cedo, Manuel Marrero Cruz se reuniu com o ex-presidente russo e vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, com quem discutiu a cooperação bilateral, inclusive nas esferas técnico-militar, de transporte, industrial e de investimentos.

Eles debateram a cooperação cultural e humanitária, além do programa de bolsas de estudo para estudantes cubanos e a criação de uma escola especial para o ensino do idioma russo em Cuba.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]