Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cop 21

Acordo sobre clima precisa diferenciar países ricos de pobres, diz líder chinês

Xi Jinping em seu discurso na abertura da COP 21, conferência climática realizada na França | STEPHANE MAHE/REUTERS
Xi Jinping em seu discurso na abertura da COP 21, conferência climática realizada na França (Foto: STEPHANE MAHE/REUTERS)

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta segunda (30) que um acordo climático global precisa levar em conta as diferenças entre economias estabelecidas e em desenvolvimento, bem como incluir mecanismos de ajuda aos países mais pobres para o combate ao aquecimento.

A China, maior emissora de gases do efeito estufa no mundo, sempre insistiu que nações desenvolvidas deveriam ter maior responsabilidade pelo aquecimento do planeta, e as economias emergentes precisavam de liberdade para desenvolvimento.

“É importante respeitar as diferenças entre países, especialmente entre os países em desenvolvimento”, disse Xi durante a cúpula da ONU em Paris sobre o clima, a COP 21.

“Combater a mudança climática não deve negar as necessidades legítimas dos países em desenvolvimento de reduzir a pobreza e melhorar o padrão de vida”, afirmou o líder chinês.

Xi participou de um encontro bilateral com o presidente dos EUA, Barack Obama, antes da abertura da conferência.

A questão da divisão de responsabilidades entre os países pobres e os desenvolvidos -- estes últimos, que usaram combustíveis fósseis para construir sua riqueza -- é um dos pontos-chave da cúpula.

O Protocolo de Kyoto, último acordo climático estabelecido, assinado em 1997, impunha cortes de emissões somente às nações mais ricas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.