Um grupo de pesquisadores da Alemanha acaba de pôr em números algo que todo mundo já sabia: o Acordo de Cope­­nha­­gue é incapaz de manter o aquecimento global em 2ºC, seu objetivo declarado. Na verdade, argumentam, ele pode produzir o efeito inverso: fazer as emissões globais subirem e com elas os termômetros.

CARREGANDO :)

A conta foi feita por Joeri Ro­­gelj, Malte Meinshausen e colegas, do Instituto de Pes­­quisa de Impactos Climáticos de Pots­­dam.

Os cientistas se basearam nas promessas de corte de emissões feitas até o último dia 13 por 76 países que aderiram ao acordo, produzido na cúpula do clima de dezembro passado.

Publicidade

A conferência na Dinamarca terminou sem um acordo global e legalmente vinculante de corte de emissões de gases-estufa para o período 2013-2020. Produziu um documento frouxo, sem metas de longo prazo, no qual os países anotariam seus compromissos voluntários de redução para 2020.

"Como não sabíamos que propostas os países inscreveriam, não tínhamos como sa­­ber qual seria o nível real de ambição do Acordo de Cope­­nhague’’, disse Meinshausen. "Sabemos agora, e ele calha de ser inadequado para cumprir a meta de 2ºC.’’