O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou hoje que as alegações dos Estados Unidos sobre uma rede de espionagem russa são "infundadas e almejam objetivos impróprios".
Um porta-voz do ministério se referiu a um anúncio feito pelo Departamento de Justiça dos EUA e também a relatos da imprensa. "Em todo caso, é bastante deplorável que tudo isso esteja acontecendo contra o pano de fundo do relançamento dos laços entre Rússia e EUA anunciados pela própria administração dos EUA", afirmou o funcionário.
O governo norte-americano disse ontem que interceptou uma grande rede de espionagem, afirmando que prendeu dez suspeitos após desmantelar uma missão secretamente monitorada pelo FBI durante mais de uma década.
Segundo o porta-voz, o governo russo não compreende o fato de o Departamento de Justiça dos EUA fazer um anúncio no espírito das "sensações de espionagem", em um comportamento, segundo esse funcionário, da "era da Guerra Fria". Ele também notou que escândalos do tipo geralmente atrapalharam as relações bilaterais no passado.
O mais recente escândalo envolvendo espionagem ocorre no momento em que a relação entre EUA e Rússia dá sinais de melhora. O presidente russo, Dmitry Medvedev, e seu colega dos EUA, Barack Obama, encontraram-se em Washington neste mês para mostrar o fortalecimento dos laços entre países que foram rivais na Guerra Fria. As informações são da Dow Jones.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia