Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Membro pleno

Adesão da Bolívia ao Mercosul é aprovada no Senado e aguarda somente o aval de Lula

O presidente da Bolívia, Luis Arce (à esquerda), (Foto: EFE/Luis Gandarillas)

Ouça este conteúdo

O Senado brasileiro aprovou nesta terça-feira (28) a incorporação da Bolívia como membro pleno do Mercosul, o bloco regional formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O protocolo de adesão do país sul-americano, assinado em 2015, já havia sido ratificado pelos demais parlamentos dos países-membros e agora depende apenas da sanção do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Bolívia, que já participava do Mercosul como país associado, terá quatro anos para se adaptar às normas e regras do bloco, como a tarifa externa comum e a nomenclatura comum do Mercosul. A próxima reunião de cúpula do Mercosul será realizada no Rio de Janeiro em 7 de dezembro, quando o Brasil passará a presidência semestral do bloco ao Paraguai.

O Senado também aprovou uma moção para enviar uma comissão de senadores a La Paz para verificar o cumprimento da cláusula democrática do Mercosul pela Bolívia em um prazo de 180 dias.

A cláusula prevê a suspensão de um país membro em caso de ruptura da ordem democrática, como ocorreu com a Venezuela em 2017. A Venezuela foi admitida como membro pleno do Mercosul em 2012, mas sua participação está congelada desde 2017 por violar obrigações previstas no acordo. (Com Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.