Moscou - O presidente russo, Dmitry Medvedev, nomeou na sexta-feira um político ligado ao primeiro-ministro Vladimir Putin para comandar a prefeitura de Moscou, encarregando-o de combater a corrupção e criar um ambiente favorável para os negócios.

CARREGANDO :)

A nomeação do vice-premiê Sergei Sobyanin, de 52 anos, para administrar a cidade que gera um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) russo, de 1,3 trilhão de dólares, irá fortalecer ainda mais o poder político de Putin, provável candidato a presidente em 2012.

Sobyanin irá substituir o veterano prefeito Yuri Luzhkov, que governou a metrópole por 18 anos e foi demitido por Medvedev após um desentendimento público.

Publicidade

"Este é um cargo muito difícil, com muitas responsabilidades", disse Medvedev a Sobyanin durante uma reunião transmitida pela TV. A nomeação será referendada pela Câmara Municipal moscovita na semana que vem.

Sobyanin havia sido coordenador da campanha presidencial de Medvedev em 2008, que tinha apoio de Putin - então proibido por lei de disputar um novo mandato de presidente.

"A escolha é uma vitória para Putin e vai fortalecer seu controle sobre Moscou. Sobyanin é claramente um homem de Putin", disse o analista Leonid Radzikhovsky à rádio Ekho Moskvy.

Veja também
  • Rússia construirá primeira usina nuclear da Venezuela
  • Otan defende novo sistema antimísseis na Europa
  • Partido de Putin anuncia vitória nas eleições regionais russas