O secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou na segunda-feira (03) em Bogotá que os Estados Unidos apoiam "firmemente" a abordagem abrangente para coibir o narcotráfico proposta pelo presidente da Colômbia, o esquerdista Gustavo Petro.
"Temos muitos pontos em comum em praticamente todos os problemas que temos que abordar. Na luta contra as drogas, por exemplo, apoiamos firmemente a abordagem abrangente do governo", disse Blinken em entrevista coletiva ao lado do governante colombiano na Casa de Nariño, sede presidencial.
Blinken respondeu assim ao firme pronunciamento do novo presidente colombiano há duas semanas na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde criticou a guerra frontal contra o narcotráfico patrocinada há décadas pelos EUA que, segundo disse, "destruiu" a selva colombiana e prejudicou o meio ambiente com a erradicação das plantações”.
O líder da diplomacia americana opinou que, por um lado, a lei deve ser aplicada e os narcotraficantes processados, mas também deve haver uma abordagem que inclua "justiça" para o campesinato, que é obrigado a plantar culturas ilícitas, além de proteger o meio ambiente e reduzir o consumo nos EUA.
Blinken assegurou que ambos os governos "ouviram um ao outro" e estendeu a mão para especificar nas próximas semanas propostas para avançar nessa nova abordagem.
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime
Deixe sua opinião