A Associação de Advogados Democratas pela Europa (Adade) pediu nesta quarta-feira (17) ao juiz da Audiência Nacional espanhola, Pablo Ruz, que convoque para depor o presidente do governo, Mariano Rajoy, como testemunha no caso de corrupção protagonizado pelo ex-tesoureiro de seu partido, Luis Bárcenas.
Como acusação na investigação de dito caso de corrupção, a Adade quer que o juiz convoque também a secretária-geral do governante Partido Popular (PP), María Dolores de Cospedal, e seus antecessores nesse cargo, Javier Arenas e Francisco Álvarez Cascos, entre outros altos cargos dessa formação.
O pedido da Adade acontece no meio de um tenso debate no Congresso de Deputados, onde a oposição liderada pelo partido socialista (PSOE) reivindica que Rajoy preste depoimento para explicar as acusações feitas por Bárcenas sobre uma suposta dupla contabilidade no PP, com a qual teriam sido pagos salários extras a destacados membros, inclusive o chefe do governo.
O líder do PSOE, Alfredo Pérez Rubalcaba, ameaça apresentar uma moção de censura se Rajoy não depor ou se seu partido, que tem a maioria absoluta no Congresso dos Deputados, voltar a vetar um pedido para que o chefe do governo compareça no plenário.
Bárcenas depôs na segunda-feira perante o juiz Pablo Ruz, que lhe acusa de delitos fiscais, de lavagem de capitais, suborno, falsificação de documentos e tentativa de fraude processual e lhe mantém em prisão incondicional sem fiança por considerar que existe risco de fuga.
O ex-tesoureiro aproveitou a ocasião para entregar ao juiz seus "papéis" sobre a suposta dupla contabilidade no partido e disse ao juiz que foram pagos 90 mil euros do caixa dois do PP a Rajoy e Cospedal em 2009 e 2010.
Segundo a Adade, o depoimento de Bárcenas admitindo o caixa 2 com doações de empresários e pagamentos a dirigentes do PP "deu um inegável reviravolta no caso", e completa as afirmações de outras testemunhas que confirmaram algumas das anotações dos papéis.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais