O aeroporto de Heathrow, em Londres, está "aberto e totalmente operacional" neste sábado (22) e os voos foram retomados após terem sido fechados na sexta-feira (21) quando foi gravemente impactado por um incêndio em uma subestação elétrica próxima.
Os primeiros voos do dia começaram a pousar novamente cedo no aeroporto do oeste de Londres, embora ao menos nove serviços que estavam programados para pousar tenham sido cancelados esta manhã.
Seu fechamento completo ontem devido a um incêndio na subestação de Hayes, que fornece eletricidade, interrompeu o tráfego aéreo global, afetando cerca de 200 mil passageiros e 1,3 mil voos.
"Podemos confirmar que Heathrow está aberto e totalmente operacional hoje. As equipes do aeroporto continuam fazendo tudo o que podem para dar suporte aos passageiros afetados pela queda de energia de ontem em uma subestação elétrica fora do aeroporto", disse um porta-voz oficial em um comunicado na rede social X.
O aeroporto tem centenas de funcionários adicionais trabalhando em todos os seus terminais e adicionou voos à sua programação de hoje para facilitar as coisas para os 10 mil passageiros adicionais que viajam por Heathrow, disse.
Viajantes com voos pendentes também são aconselhados a "verificar com suas companhias aéreas as informações mais recentes sobre seus voos".
Heathrow também “pediu desculpas pelos transtornos” e agradeceu aos viajantes pela paciência "enquanto as operações voltam ao normal”.
Entre as companhias aéreas mais afetadas pelo fechamento do aeroporto está a British Airways, que operava mais da metade das rotas canceladas — cerca de 670 — e conseguiu restaurar o serviço para oito voos de longo curso até a tarde de ontem (21).
A empresa elétrica perto de Heathrow confirmou que a origem do incêndio parece "não ser suspeita", o que descartaria sabotagem.
A unidade antiterrorismo da Polícia Metropolitana Londrina (Met) assumiu a investigação do incêndio e agora está analisando o equipamento de distribuição elétrica.
Espiral do silêncio entre juristas facilita caminho para abusos do STF
Moraes mandou inquérito contra Kassab voltar ao STF após Bolsonaro anunciar apoio do PSD à anistia
CNJ consagra a farra dos penduricalhos no Judiciário
Republicanos sofre pressões interna e externa para apoiar anistia aos presos do 8/1