Um avião militar atacou o único aeroporto em funcionamento de Trípoli, capital da Líbia, segundo a imprensa internacional. O aeroporto de Mitiga, no leste da cidade, foi fechado. Não há informação de vítimas no ataque ao aeroporto.
Com o avanço da milícia do general Khalifa Haftar em direção a Trípoli, o número de mortos no conflito nos arredores da cidade subiu para 54 - 19 do lado dos rebeldes e 35 do lado do governo provisório (incluindo militares e civis).
Há poucas informações sobre o caso, mas segundo a TV Al Jazeera, acredita-se que o ataque foi perpetrado pelo Exército Nacional Líbio (ENL), forças rebeldes ligadas ao general Khalifa Haftar, que estão avançando para tomar Trípoli, sede do GNA (governo provisório da Líbia, apoiado pela ONU). No domingo (7), eles realizaram seu primeiro bombardeio contra a cidade.
O primeiro-ministro Fayez al-Sarraj acusou o general Haftar de tentar um golpe e diz que os rebeldes serão recebidos com fogo.
Segundo a ONU pelo menos 2.800 pessoas fugiram da capital desde que o líder rebelde iniciou sua ofensiva contra a cidade, na quinta-feira (4). Outros moradores ficaram presos em meio ao confronto e estão sem acesso a serviços vitais de emergência.
Pelo menos 80 estão feridas, inclusive civis, de acordo com o Ministério da Saúde da Líbia. Já as forças do general Haftar afirmam que 19 de seus homens morreram.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana