O governo do Afeganistão deu nesta quarta-feira sua bênção às conversações de paz entre insurgentes do Taleban e os Estados Unidos e para a abertura de um escritório do grupo islamita no Catar.
"Para resguardar o país da guerra, de conspirações, assassinatos de pessoas inocentes e para chegar à paz, o Afeganistão concorda com as negociações entre Estados Unidos e Taleban, que vai resultar na criação de um escritório do Taleban no Catar", disse o governo em comunicado.
O Taleban anunciou na terça-feira que havia entrado em "acordo inicial com lados relevantes, incluindo o Catar" para estabelecer seu primeiro escritório de representação fora do Afeganistão.
A medida é vista como precursora das negociações para encerrar a sangrenta guerra entre o Taleban e o governo do presidente afegão Hamid Karzai, apoiado pelos Estados Unidos.
O documento diz que o governo "considera as negociações a única forma de chegar à paz e encerrar a guerra e a violência que tem sido imposta ao nosso povo". As informações são da Dow Jones.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião