O Afeganistão espera assinar um acordo comercial com o Paquistão ainda este mês, num movimento que poderia aumentar a estabilidade da região, mas somente se o vizinho paquistanês retirar sua oposição ao tráfego de bens para a Índia por seu território.

CARREGANDO :)

As árduas negociações que poderiam romper um impasse em relação ao trânsito de bens para Índia através da complicada rota paquistanesa de Wagah estavam próximas do fim, abrindo o caminho para uma acordo de livre comércio em semanas, disse o diretor da Câmara de Comércio do Afeganistão, Abdul Qadir Bahman, à Reuters.

"Ainda não está tudo certo, mas temos grande esperança de que conseguimos superar nossas diferenças", disse Bahman.

Publicidade

O Afeganistão depende de países vizinhos para escoar os produtos de seu comércio, com o Paquistão tendo o porto mais próximo.

Mais exportações poderiam ajudar o presidente Hamid Karzai a combater a insurgência do Taleban e melhorar as condições econômicas do país.

Quase 50 por cento do comércio do Afeganistão ocorre com seus cinco vizinhos, o Paquistão, o Irã, o Tadjiquistão, o Turquemenistão e o Uzbequistão. O comércio com o Afeganistão supera 1 bilhão de dólares ao ano.