• Carregando...

Funcionários eleitorais afegãos afirmaram nesta sexta-feira (25) que recontarão apenas 10% dos votos suspeitos nas recentes eleições do Afeganistão. Segundo eles, a medida será tomada para apressar a divulgação do resultado final. As eleições de 20 de agosto foram alvos de diversas denúncias de fraudes.

Em comunicado conjunto, a comissão eleitoral afegã e uma comissão apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) disseram que concordaram em auditar apenas uma em cada dez urnas suspeitas. Entre as irregularidades levantadas, há urnas com mais de 100% de comparecimento dos eleitores e outras em que quase todos os votos são para apenas um candidato.

O atual presidente, Hamid Karzai, aparecia à frente nos levantamentos parciais. Ele precisa de mais de 50% dos votos válidos para evitar um segundo turno com o ex-ministro de Relações Exteriores Abdullah Abdullah.

O chefe da comissão apoiada pela ONU, o canadense Grant Kippen, disse que a decisão foi tomada após consultas com especialistas em eleição. Ele afirmou estar confiante de que o método vai levar a um resultado justo. Para Kippen, a margem de erro com uma amostra como a que será utilizada é de menos de 1 ponto porcentual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]