• Carregando...

Paciente é liberada em Curitiba

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou a liberação, na manhã de ontem, da paciente internada em um hospital particular da capital sob suspeita de contaminação com o vírus da influenza A, até então classificada como gripe suína.

A mulher, de 53 anos, teve alta após deixar de apresentar o quadro de febre, o que indica que o vírus causador dos sintomas não está mais presente no organismo da paciente, eliminando o risco de contaminação. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde ainda aguarda o resultado do exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que vai indicar se a doença foi mesmo causada pelo vírus H1N1.

O resultado fica pronto na próxima quarta-feira. Com a liberação da paciente, os quatro casos de suspeita da doença no Paraná deixam de ser uma preocupação para as autoridades sanitárias. (ACN)

Curitiba - Nem máscaras respiratórias, nem agentes de saúde, muito menos salas de quarentena. Um alerta sonoro da Infraero que informa os passageiros sobre os sintomas da gripe suína a cada meia hora é a única alteração na rotina do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.

Apesar do "estado de atenção" para monitorar o possível ingresso de passageiros contaminados com a Influenza A no Paraná, o superintendente regional da Infraero, Antonio Pallu, garante que não existem fatos que exijam a adoção de outras medidas que não as que estão em andamento sob recomendação das autoridades sanitárias.

"O aeroporto possui planos de emergência para diversas situações, como acidentes aéreos, ataques terroristas ou surtos de contaminações. Mas a situação de momento não exige mais do que medidas preventivas e de informação", afirma Pallu.

O Afonso Pena recebe apenas três rotas internacionais, provenientes da Argentina, Uruguai e Paraguai, países que não registram casos da doença até o momento.

O desembarque internacional direto representa menos de 1% do movimento mensal do Afonso Pena. Em março, o aeroporto movimentou pouco mais de 360 mil passageiros entre embarques e desembarques; destes, apenas 3,4 mil eram passageiros desembarcando de voos procedentes de outros países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]