Ninguém consegue encontrar um número certo para os conflitos existentes hoje na África. São tantos e tão confusos que fica difícil apontar quem são os envolvidos e o que eles querem. Estima-se que quase a metade dos 55 países do continente esteja servindo de campo de batalha.
Cinquenta anos atrás, os rebeldes lutavam contra o apartheid ou contra o colonialismo. Agora, como explica o jornalista Jeffrey Gettleman, correspondente do New York Times na África Oriental, o que ocorre é "algo mais selvagem, bagunçado, predatório e difícil de definir".
Em um artigo para a revista norte-americana Foreign Policy, Gettleman diz que as guerras africanas parecem intermináveis por um motivo: "Elas não são guerras de verdade". Ele defende que os rebeldes atuando na África não têm ideologia nem objetivos claros e cita como exemplo um episódio ocorrido enquanto cobria a conferência para a paz em Darfur, em 2007. No evento, sediado na Líbia, os "líderes" rebeldes (as aspas são dele) estavam mais interessados nos bufês livres do hotel do que nas sessões de negociação.
"Dá para dizer que muitos dos rebeldes são simplesmente bandidos", afirma Gettleman, "oportunistas e agressivamente armados". O que torna impossível qualquer tipo de negociação. "Tudo o que eles querem é dinheiro, armas e permissão para matar. E eles já têm tudo isso."
O escritor nigeriano Chinedu Okafor, em entrevista à Gazeta do Povo, concorda que algumas guerras no continente africano são difíceis de entender. E cita os problemas de Mali, Uganda, Argélia, Marrocos e Líbia. "Todos esses [conflitos], em minha opinião, são insanos porque, quando você analisa as causas, não encontra nada que justifique as barbaridades que estão acontecendo", diz Okafor.
O nigeriano é autor do livro Os Escorpiões Vermelhos (Instituto Memória), um romance histórico sobre várias das dificuldades enfrentadas pelos africanos. "A gênese do problema é a falta de confiança entre as etnias que formam os países da África", explica. Esses grupos foram levados a conviver quando o continente foi dividido em países pelas nações colonizadoras, explica Okafor, "agrupando etnias diferentes, pessoas com culturas distintas e religiões distintas".
O resultado desse agrupamento somado à desconfiança é explosivo e Okafor exemplifica com a Líbia, país em que os rebeldes começaram desacreditados pelo mundo palavras do escritor e terminaram derrubando o governo de Muamar Kadafi (1942-2011). "O que se vê na Líbia hoje é um cenário em que déspotas diferentes estão tentando passar a perna uns nos outros, e a questão da desconfiança tribal começa a exibir sua face horrenda", diz.
É uma situação que espelha o período em que a África, na segunda metade do século passado, viu várias nações conquistarem a independência para, em seguida, enfrentar distúrbios internos sobre quem deveria assumir a liderança dos países autônomos.
Nos Estados Unidos, acaba de sair pela Cambridge University Press o livro Warfare in Independent Africa ("Conflitos na África independente"), de William Reno. Na obra, o cientista político procura explicar os movimentos rebeldes africanos no passado e no presente dividindo-os em cinco grupos: os rebeldes anticoloniais, os que brigam por um governo da maioria negra (contra a minoria branca), os reformistas, os déspotas e os paroquiais.
Sobre o cenário atual, Reno descreve um "beco sem saída nas piores partes do continente, com um excesso de conflito armado e uma escassez de transformação política".
O fim das guerras por independência dos anos 1960 e 70 mergulhou a África em um lamaçal de rebeldes déspotas (Somália, Congo, Serra Leoa etc.) e paroquiais (Nigéria, Níger), para usar a nomenclatura de Reno. Ele escreve: "O sucesso irônico dos rebeldes déspotas e paroquiais e das políticas de estado que os produzem é que eles servem de obstáculo para rebeliões armadas motivadas ideologicamente em sociedades africanas".
Reno foi o criador da expressão "estado sombra" para definir países africanos em que um mandatário toma decisões e assume atitudes que não se baseiam em leis nem em diretrizes escritas ainda que elas existam. Nikki Funke e Hussein Solomon, professores da Universidade da Pretória, na África do Sul, analisaram as teorias de Reno. "Esses líderes minam as instituições governamentais enfraquecendo suas estruturas burocráticas e manipulando os mercados com o objetivo de enriquecer e aumentar seu poder de controle sobre os outros", dizem os professores.
Ordem política deixa de preocupar rebeldes
A próxima geração de rebeldes africanos deverá ser motivada por questões mais mundanas e se preocupar menos com a ordem política. A afirmação é do cientista político William Reno, professor da Northwestern University, em Chicago, no estado de Illinois.
Para o escritor Chinedu Okafor, da Nigéria, a maioria das rebeliões da África nasce da ganância. "Muitos presidentes que surgiram de movimentos rebeldes para lutar contra a corrupção acabaram se tornando mais corruptos do que as pessoas que eles destituíram do poder", diz. "Veja Paul Biya, de Camarões, [Abdoulaye] Wade, do Senegal, [Blaise] Campaoré, de Burkina Faso, [Laurent-Désiré] Kabila, do Congo, e o restante deles."
Mesmo líderes que são vistos com certa simpatia por parte de alguns analistas, como Yoweri Museveni (Uganda) e Paul Kagame (Ruanda), citados por Nicolas Van De Walle, da Universidade de Cornell, em artigo para a revista Foreign Affairs, parecem não resistir a uma análise mais crítica. "[Kagame e Museveni] podem sugerir insurreições reformistas, mas se você os analisar de ângulos diferentes, verá ainda elementos de insatisfação tribal e ganância desenfreada", afirma Okafor.
Em Burkina Faso, lembra o nigeriano, Thomas Sankara e seu primo Blaise Campaoré derrubaram Saye Zerbo em um golpe em 1983. "Quatro anos depois, Campaoré assassinou Sankara e se tornou presidente. Isso não teve nada a ver com intenções reformistas e, sim, com pura fome de poder", diz.
Embora tenha argumentos contundentes para censurar o que se passa na África, Okafor é também otimista. "Num futuro próximo, vejo essas rebeliões morrendo naturalmente quando os países africanos aprenderem a administrar suas riquezas e a extirpar a corrupção de sua política."