Os 35 países da Agência Inter­­nacional de Energia Atômica (AIEA) votam hoje uma resolução, formulada por Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rús­­sia e Alemanha, condenando o Irã por ocultar informações sobre seu programa nuclear.

CARREGANDO :)

Yukiya Amano, diretor da AIEA, órgão parte da ONU, disse ter proposto ontem enviar uma missão especial ao Irã para discutir as preocupações sobre a possível dimensão militar do programa nuclear do país. Amano informou ter es­­crito a uma alta autoridade autoridade do setor nuclear iraniano para propor a visita na qual se­­riam enfocadas as questões levantadas no último relatório da AIEA.

"Espero que cheguemos a uma data apropriada em breve. É es­­sencial que qualquer missão enfoque as questões apontadas no relatório", disse Amano ao conselho diretor da agência em Viena.

Publicidade

Secreto

O relatório diz que o Irã aparentemente trabalhou no desenvolvimento de uma bomba atômica, e que ainda hoje mantém pesquisas secretas. Foi o mais de­­talhado documento da AIEA so­­bre o as­­sunto até agora.

O Irã nega que esteja tentando fabricar armas atômicas.