A agência oficial de notícias iranianas, Irna, divulgou texto em que chama de propaganda a predisposição americana de se juntar às negociações com os europeus para uma solução do impasse sobre o programa nuclear de Teerã.

CARREGANDO :)

Afirma o despacho da agência: "É evidente que a República Islâmica do Irã só aceita propostas e condições que vão ao encontro dos interesses da nação e do país. Suspender o enriquecimento [de urânio] definitivamente não vai ao encontro de tais interesses. Dada a insistência das autoridades iranianas de continuar o enriquecimento de urânio, os comentários de Rice podem ser considerados um gesto de propaganda".

O comunicado se refere ao discurso feito pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que nesta quarta-feira disse que os americanos podem ser juntar ao grupo de países europeus que tentar fechar um pacote de incentivos a ser oferecido ao Irã para que torne inteiramente transparente seu programa nuclear, depois de suspendê-lo.

Publicidade

Condoleezza quer que os iranianos suspendam o enriquecimento de urânio, para então os Estados Unidos tomarem parte no esforço empreendido pela Europa.