A Agência Meteorológica do Japão retirou o alerta de tsunami emitido no início desta segunda-feira (horário local) devido a um tremor de magnitude 6,5 em frente ao litoral da província de Miyagi (nordeste do Japão).

CARREGANDO :)

No povoado litorâneo de Ishinomaki (Miyagi) o tremor teve uma intensidade de 5 na escala japonesa de 7 graus, enquanto na maior parte do litoral dessa província se sentiu com um nível 4.

O alerta de tsunami foi emitido na província de Miyagi por causa da possibilidade de pequenas ondas de meio metro chegaram à costa, mas apenas uma hora e meia depois foi retirado o alarme, segundo a rede de televisão "NHK".

Publicidade

O terremoto voltou a sacudir toda a costa nordeste japonesa afetada pelo grave terremoto do dia 11 e também se sentiu na cidade de Tóquio, embora por enquanto não tenha se informado de danos.

Desde o grande terremoto e posterior tsunami do dia 11, que arrasou vastas zonas do litoral nordeste do Japão, se sucederam mais de 700 réplicas e quase diariamente se registra um tremor de 6 graus na escala Richter.

Este tremor provavelmente é uma réplica do terremoto original de magnitude 9.

A Agência Meteoróligica Japonesa emitiu apenas um "alerta de observação" para a população que mora no litoral.

Esse alerta significa que uma onda de altura limitada pode tocar o litoral e corresponde a um grau de perigo menor que um alerta, que implicaria que uma tsunami acima de 2 metros pode chegar à costa.

Publicidade
Veja também
  • Terremoto de 6,5 graus atinge o norte do Japão e provoca alerta de tsunami
  • Japão corrige informação sobre nível de radiação em Fukushima