• Carregando...

A Agência Internacional de Energia Atômica vai divulgar um novo relatório sobre o programa de combustível atômico do Irã na quinta-feira, informou um diplomata da agência das Nações Unidas, dois dias depois de seis grandes potências apresentarem um pacote de incentivos ao país para que suspenda as atividades nucleares.

- O relatório vai ser claro, factual, curto - disse o diplomata à Reuters.

O conselho de 35 nações da AIEA vai se reunir na segunda-feira, em parte para debater a iniciativa iraniana de enriquecimento de urânio.

O negociador chefe do Irã, Ali Larijani, disse nesta terça-feira que as propostas das grandes potências para pôr fim a um impasse sobre a atividade nuclear do país contêm pontos positivos, mas algumas "ambigüidades" deveriam ser retiradas.

O relatório da AIEA mais recente sobre o Irã foi divulgado no dia 28 de abril e mostrou que o país ignorou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que mandou suspender o enriquecimento de urânio.

Há três semanas, diplomatas disseram que os inspetores da ONU encontraram novos rastros de urânio altamente enriquecido (HEU, na sigla em inglês) em equipamentos nucleares no Irã, aumentando as suspeitas de que o país ainda pode estar escondendo a verdadeira extensão de seu programa de enriquecimento atômico.

Outro diplomata da AIEA disse nesta terça-feira que o relatório a ser apresentado não deve conter notícias importantes, mas poderia atualizar informações como as sobre a contaminação com HEU.

- Não haverá nenhuma grande revelação, em parte porque o Irã não está mais disposto a nos dar nenhuma informação agora - acrescentou o diplomata, que não quis ser identificado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]