Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Big tech

Agência reguladora russa coloca Meta na sua lista de organizações terroristas

Redes sociais da empresa de Mark Zuckerberg já haviam sido proibidas no país em março, devido a entendimento de tribunal de que incentivavam a “russofobia” (Foto: EFE/MARTIN ALIPAZ)

Ouça este conteúdo

A agência reguladora financeira russa Rosfinmonitoring colocou nesta terça-feira (11) a empresa americana Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, na sua lista de organizações extremistas e terroristas.

A decisão segue a de um tribunal de Moscou, que em março havia declarado o Instagram e o Facebook como “extremistas” e proibido a utilização dessas redes sociais em todo o território russo. O entendimento era que as duas plataformas toleravam e incentivavam a “russofobia” devido à invasão da Rússia à Ucrânia, deflagrada no mês anterior.

Em março, a Meta havia anunciado que admitiria nas suas redes sociais mensagens pedindo a morte de “invasores russos”, desde que no contexto da guerra na Ucrânia e sem que fossem feitas ameaças específicas (como, por exemplo, anunciar um atentado contra o presidente russo, Vladimir Putin).

Porém, devido à repercussão dessa mudança na sua política de moderação, a empresa americana decidiu que a alteração seria válida apenas para usuários em território ucraniano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.