A líder antichavista María Corina Machado, integrante da PUD| Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez ARQUIVO
Ouça este conteúdo

A ditadura de Nicolás Maduro intensificou nesta quinta-feira (28) a perseguição contra a líder opositora María Corina Machado. Segundo opositores, agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) da Venezuela cercaram a residência da mãe da política, Corina Parisca de Machado, em Caracas, em um ato que foi classificado como mais uma tentativa de intimidação do regime chavista.

CARREGANDO :)

Segundo denúncia publicada pelo Comando Con Venezuela, de María Corina, na rede social X, duas patrulhas do Sebin estacionaram em frente à casa de sua mãe em dois momentos distintos ao longo do dia, com sirenes ligadas e agentes encapuzados patrulhando o local.

“Hoje, quinta-feira, 28 de novembro, duas patrulhas do Sebin se estacionaram em duas oportunidades frente à casa da mãe de María Corina Machado, com as sirenes ligadas e funcionários encapuzados rondando o acesso”, afirmou o grupo. A publicação detalhou que as ações duraram cerca de 30 minutos em cada ocasião.

Publicidade

A denúncia não especificou se a mãe de María Corina estava presente no imóvel no momento do ocorrido. O episódio ocorre em um contexto de repressão crescente contra opositores do regime, que estão sendo alvos do regime chavista desde as eleições fraudadas em julho. María Corina é alvo de investigações do Ministério Público chavista, que a acusa de “conspiração com potências estrangeiras” e “incitação à violência” contra o ditador chavista. Ela também foi acusada de “traição à pátria” devido ao seu apoio à recém-aprovada Lei Bolívar, do Congresso dos Estados Unidos, que impede empresas americanas de negociarem com o regime de Maduro.

Além disso, a ditadura venezuelana tem expandido sua ofensiva contra dissidentes. Na última semana, opositores refugiados na residência da Embaixada da Argentina em Caracas, atualmente protegida pelo governo do Brasil, denunciaram o bloqueio do fornecimento de água potável e cortes de energia.