Ouça este conteúdo
Um grupo de criminosos armados emboscou nesta terça-feira (14) um furgão penitenciário na França. O ataque resultou na morte de dois agentes penitenciários e na fuga de um preso considerado de alta periculosidade.
O ataque ocorreu pela manhã em um pedágio localizado em Incarville, comuna francesa localizada na Normandia, a noroeste de Paris. Segundo informações, quatro criminosos armados com armas de alto calibre em diferentes veículos efetuaram disparos contra o furgão penitenciário.
Os agentes que estavam no veículo transportando o preso de volta ao presídio onde cumpre pena, após ter participado de uma audiência, revidaram, mas foram superados. Durante o confronto, os dois agentes foram mortos, outros três ficaram feridos, sendo que dois deles estão em estado grave.
O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu “empenho total” na busca pelos responsáveis. Neste momento, as autoridades do país já estão realizando operações que envolvem centenas de membros das forças de segurança para capturar os criminosos.
A busca pelos autores do ataque já se estendeu por toda a região da Normandia, com cortes de tráfego e inspeções intensas de veículos.
O preso que fugiu, identificado como Mohamed Amra, de 30 anos, havia sido recentemente condenado a 18 meses de prisão por roubos agravados e estava sob investigação por tentativa de homicídio e um homicídio relacionado ao tráfico de drogas. Conforme informações da Reuters, Amra é o líder de uma gangue do tráfico na cidade de Marselha.
O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, destacou que as operações de busca envolvem também o envio de unidades de elite da polícia francesa, que devem auxiliar na captura dos criminosos.
O ministro da Justiça do país, Eric Dupond-Moretti, e outras autoridades lamentaram profundamente a morte dos dois agentes. Ambos eram homens, deixaram esposas e filhos, e ainda não tiveram seus nomes divulgados.