Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Locaute

Agricultores argentinos em nova onda de bloqueios

Agricultores argentinos bloqueavam ontem várias estradas nas províncias de maior produção agropecuária, no segundo dia de uma greve de uma semana contra a pressão fiscal do governo Kirchner. Os produtores decidiram romper a frágil trégua das últimas semanas, depois que a presidente Cristina Kirchner anunciou, na sexta-feira, que o Estado nacional compartilhará com as províncias e com os municípios a milionária receita proveniente dos impostos sobre a exportação de soja.

O grão ocupa quase 60% da área cultivada de um país que exportou, em 2008, o equivalente a 35 bilhões de dólares. Segundo cálculos oficiais, o valor a ser distribuído entre os distritos chegará a quase US$ 1,8 bilhão neste ano. Nas últimas 48 horas, houve protestos em cidades das províncias de maior potencial agropecuário, como Buenos Aires, Santa Fé, Entre Ríos, Córdoba e La Pampa, onde os produtores se encontram na beira das estradas e, em alguns casos, bloqueiam a circulação.

Os bloqueios – totais, ou intermitentes – ocorrem, em especial, em Santa Fé e Entre Ríos. Na localidade de Gualeguaychú (230 km ao norte de Buenos Aires), há quilômetros de engarrafamentos de ônibus, caminhões e veículos particulares. Também foi afetada a Rodovia 14 ("do Mercosul"), importante via de trânsito de mercadorias dos países-membros do bloco sul-americano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.