O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje estar pronto para ser o primeiro homem enviado ao espaço pela República Islâmica. Teerã planeja fazer um voo tripulado até 2020.
No final do mês passado, o Irã lançou ao espaço uma cápsula com um pequeno macaco a bordo. A missão foi bem sucedida e a agência anunciou seus planos de manter e expandir seu programa espacial.
Na apresentação de dois satélites que serão lançados em breve pelo Irã, Ahmadinejad disse que a juventude iraniana está determinada a fazer o voo tripulado nos próximos quatro ou cinco anos.
"Tenho certeza que isto vai acontecer. Estou pronto para ser o primeiro iraniano a ser sacrificado pelos cientistas do meu país e ir ao espaço, embora eu saiba que há um grande número de candidatos", brincou Ahmadinejad durante a cerimônia, segundo a agência de notícias Irna.
Ainda em tom de brincadeira, Ahmadinejad disse que estava disposto a "se leiloar" e doar o dinheiro arrecadado para o orçamento do programa espacial iraniano, para ajudar a superar as sanções internacionais econômicas.
Nahid, satélite de observação por câmera equipado com painéis solares, deve ser colocado em órbita entre 250 km e 370 km de altitude, o que o Irã já conseguiu fazer três vezes desde 2009.
Zohreh é um satélite geoestacionário de comunicações que deve ser colocado a uma altitude de 36.000 km, o que o Irã ainda não realizou. As datas de lançamento ainda não foram definidas.
As grandes potências ocidentais e Israel estão preocupadas com o programa espacial do Irã, suspeito de ter o objetivo de desenvolver mísseis capazes de transportar potenciais armas nucleares.O Irã afirma que seu programa espacial é pacífico e que não tem a intenção de adquirir armas nucleares.