O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, viajou hoje para o Afeganistão. Na visita, ele ironizou Robert Gates, que também está no país, perguntando a razão de o secretário de Defesa dos Estados Unidos estar lá.

CARREGANDO :)

Ahmadinejad pede repetidamente a retirada das tropas lideradas pelos EUA do Afeganistão, nação que tem laços étnicos e religiosos com o Irã. Já funcionários norte-americanos acusam Teerã de manter vínculos com insurgentes islamitas no Afeganistão.

Gates está no Afeganistão há três dias. Ele tem se encontrado com autoridades locais e também chefes militares dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em uma viagem para avaliar a atuação das tropas estrangeiras no país. Em agosto, o número de soldados estrangeiros no Afeganistão deve chegar a 150 mil, em um último esforço para vencer a guerra contra os extremistas.

Publicidade

Ahmadinejad foi questionado sobre comentários de Gates sugerindo que seu governo teria uma dupla atuação no Afeganistão, também ajudando em certo nível os militantes. "A questão é: 'O que você está fazendo aqui nesta região?'", ironizou o presidente iraniano. "Você está do outro lado do mundo. O que está fazendo aqui? Esta é uma questão séria.

O líder iraniano disse não considerar a presença de tropas estrangeiras uma solução para a paz no Afeganistão. "Nossa política é apoiar totalmente o povo afegão e o governo e a reconstrução do Afeganistão, e nós continuaremos com esse apoio no futuro", afirmou.