O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, viajará na segunda semana de janeiro de 2012 à Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, declarou nesta quarta-feira (28) uma autoridade da presidência citada pela agência Irna.
"Neste giro, que começará na segunda semana de janeiro, Ahmadinejad viajará primeiro a Caracas para visitar o (presidente venezuelano) Hugo Chávez" e depois a Manágua para "a posse do presidente (reeleito) Daniel Ortega", declarou Mohammad Reza Forghani, diretor de assuntos internacionais do gabinete da presidência da República Islâmica.
O presidente viajará posteriormente a Cuba e ao Equador, onde participará de encontros com autoridades destes dois países, segundo a mesma fonte.
O Irã aprofundou nos últimos anos suas relações bilaterais com vários países da América Latina, em particular com a Venezuela, vínculos que inquietam os Estados Unidos.
Ahmadinejad previa visitar Caracas em setembro, mas a viagem foi adiada "à espera do cronograma de recuperação plena da saúde do presidente Chávez", que, em junho, informou que tinha um câncer, do qual garante já estar recuperado.
Na terça-feira, o presidente venezuelano Hugo Chávez havia adiantado para o início de 2012 a visita de Ahmadinejad a Caracas.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Dino quer “ação preventiva” em redes sociais contra atos “desatinados e criminosos”
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental
Deixe sua opinião