Autoridades da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) se reunirão nesta sexta-feira (24) em Viena com representantes iranianos para debater "questões em aberto" sobre o polêmico programa nuclear de Teerã, anunciou a AIEA nesta terça-feira (21).
Este encontro permitirá "novas discussões sobre uma abordagem estruturada visando a resolver questões em aberto relativas ao programa nuclear do Irã", declarou a AIEA em um comunicado divulgado em Viena, sede da agência da ONU.
A reunião pode representar uma última chance para o Irã influenciar no conteúdo do relatório, caso ofereça concessões para o acesso de inspetores da ONU a instalações, funcionários e documentos.Diplomatas ocidentais, no entanto, duvidam de alguma solução imediata para o impasse.
Pela AIEA, o inspetor chefe, Herman Nackaerts, e o diretor geral adjunto, Rafael Grossi, devem participar das reuniões que serão realizadas na missão iraniana em Viena, indicou a agência. Depois disso, a AIEA deve realizar em setembro uma reunião na qual a questão do programa nuclear iraniano será um dos principais temas.
A organização também vai divulgar, em seguida, seu novo relatório trimestral sobre o programa nuclear iraniano, que os EUA e seus aliados suspeitam que esteja voltado para o desenvolvimento de armas.Teerã insiste no caráter pacífico das suas atividades, argumentando que seu objetivo é apenas gerar eletricidade com fins civis.
Em junho, a AIEA e o Irã não chegaram a um acordo para permitir à agência um acesso mais amplo às instalações nucleares iranianas.