O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, garantiu neste sábado (14) ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que o Reino Unido fornecerá à Ucrânia tanques Challenger 2 e novos sistemas de artilharia.
"O primeiro-ministro sublinhou a ambição britânica de aumentar o nosso apoio à Ucrânia, incluindo o fornecimento de tanques Challenger 2 e sistemas de artilharia adicionais", declarou um porta-voz de Downing Street após uma conversa telefônica entre os dois líderes.
Na conversa, Sunak e Zelensky concordaram sobre a "necessidade de aproveitar este momento com uma aceleração do apoio militar e diplomático global à Ucrânia", graças às "sucessivas vitórias ucranianas que fizeram as tropas russas retroceder".
Ambos enfatizaram outros compromissos internacionais semelhantes, como "a oferta da Polónia de fornecer uma empresa de tanques Leopard".
"O primeiro-ministro enfatizou que ele e todo o governo britânico trabalharão intensamente com parceiros internacionais para prestar rapidamente o tipo de assistência que permitirá à Ucrânia tirar proveito, ganhar a guerra e assegurar uma paz segura e duradoura", acrescentou o porta-voz.
Em entrevista à televisão polonesa na sexta-feira passada, Zelensky agradeceu pelo envio de tanques Leopard pelo Exército polonês, mas advertiu que "a Polônia não pode assumir sozinha todo o fornecimento de armamento".
Desde o início da invasão russa da Ucrânia, o Reino Unido tem estado na vanguarda dos países europeus como o principal fornecedor de ajuda financeira e militar ao governo de Zelensky.
Novos ataques russos na Ucrânia
Segundo informações publicadas pela Rádio França Internacional, novos mísseis disparados pela Rússia atingiram Kyiv na manhã deste sábado (14).
Segundo a Presidência da Ucrânia, algumas infraestruturas essenciais teriam sido atingidas.
Ainda segundo a RFi, o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko, reportou através do aplicativo Telegram várias explosões no bairro Dniprovskyi e pediu para que os moradores permanecessem em abrigos antiaéreos.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares